Como ser Feliz ?
Primeiro gostaria de informar que esse não é um post que serve como uma auto-ajuda. Repito: não é mesmo! A única coisa que pretendo fazer ao longo deste artigo é “esfregar” – não sei se todos conhecem essa palavra, mas é uma versão mais forte da palavra “passar” - a verdade e nada mais que a verdade na sua cara. Você quer continuar mesmo? Então vamos nessa!
Confira primeiro: Sobre felicidade.
“Aprenda uma coisa:
felicidade é que nem fome,
não é constante e tem seus picos.
Felicidade não é um lugar ou destino.
Pare de tratá-la dessa forma ou
você nunca será feliz.”
- Allison Christian
Primeiro quero que observe bem essa frase acima que foi escrita por mim. Agora vamos ao nosso perfeito manual de instruções: A bíblia.
Bem, pra começar: Você lembra do salmo 51?
1Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
5Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
10Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
11Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
13Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
14Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
15Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
16Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
18Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
Pois bem, neste salmo o grande homem de Deus, Davi, pede perdão a Deus se arrependendo profundamente de pecados que ele havia cometido. (Já falamos sobre o episódio aqui) Davi estava muito angústiado, triste e desesperado. Ele sabia que havia entristecido profundamente o espirito santo de Deus com suas ações despreziveis.
Também está escrito que a causa de toda infelicidade está no pecado! Lemos na Bíblia:
"...o pecado traz vergonha e desonra para uma nação" (Pv 14.34b)
tumblr_mezpcmJkgt1rz4i6fo1_500
Quanta infelicidade se origina em um caráter desconfiado ou infiel. Quanto sofrimento vem do egoísmo, porque cada um quer viver só para si. Mas quantos são infelizes por serem negligenciados, preteridos, desconsiderados pelos outros. E quantas pessoas vivem infelizes porque carregam uma culpa tão grande, um fardo tão pesado que os faz sucumbir. Davi reconheceu certa vez no Salmo 38:
"Pois já se elevam acima da minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo. Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração. Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças" ( 4,6,8 e 10a).
Não viver em comunhão com Deus, não ter perdão, ter de conviver com constante sentimento de culpa significa ser infeliz. O ser humano procura preencher esse vácuo se atirando nas aventuras mais extravagantes. Tenta fazer carreira, planeja sua vida até nos mínimos detalhes e busca segurança de todas as formas. Mas em seu coração continua infeliz. O príncipe Talleyrand, cujo patrimônio foi avaliado em 30 milhões de francos, escreveu na véspera de sua morte:
“Eis que 83 anos se passaram! Quanta preocupação! Quanta inimizade! Quantas complicações! E tudo sem outro resultado a não ser uma grande inquietação quanto ao passado e uma profunda sensação de desânimo e desespero em relação ao futuro.”
O que fazer agora?
Cara, a felicidade verdadeira você só encontra em Deus, pode ter certeza disso. Mas, no entanto, não é porque você tem Deus em seu coração que você vai ficar 24hrs com um sorriso no rosto. Entenda bem, você é um ser humano, você ainda vai passar por situações dificieis que vão te deixar triste no dia a dia, que vão te afetar emocionalmente. Afinal, você não é o superman! É como eu disse antes: não podemos tratar a felicidade como um lugar ou destino. Ela não é algo constante. Você tem momentos felizes e tristes. Essa é a vida, graças ao pecado.
Só que tem um detalhe, cara. Quando você está em Cristo, as coisas mudam completamente. Você agora tem alguém pra te ajudar a encontrar uma saída diante das adversidades que a vida te apresenta. Você tem alguém pra te consolar, pra te ouvir desabafar nos momentos dificeis. Pra ser teu melhor amigo. Você pode pedir perdão por seus pecados e tirar a culpa e infelicidade de vez do seu coraçõa e colocar Deus/Jesus no lugar disso tudo que é ruim aí dentro.
O pecado afasta o homem de Deus, por isso o homem é tão infeliz enquanto está constantemente na prática do pecado. Quando estamos com Deus e lutamos contra o pecado, então é aí que os momentos infelizes passam a quase não existir, pois estamos ao lado dEle: Jesus.