O preciso tesouro escrito
Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, distrações, mexericos, orgulhos, tumultos; 2 Coríntios 12:20.
Quisera se todos nós soubéssemos o precioso tesouro que é a bíblia sagrada, ela tem solução para qualquer situação, responde seja qual for o questionamento.
Eu, não sei o que de fato estava havendo com a igreja de Cristo que estava em Corintios, de uma coisa tenho plena convicção, existia algo que estava distante dos ensinamentos de Paulo. Podemos perceber uma grande preocupação por parte dele neste versículo, a insegurança que ele estava em não encontrar as pessoas em conformidade com as instruções que ele lhes haviam passado.
Por outro lado, também, demonstra a inquietude do coração dele em não corresponder com a expectativa da igreja ali, pode se perceber que, o povo estava ansioso pela sua chegada, entretanto, os acontecimentos que outrora surgiram, causavam transtornos de forma que, deixava tamanho incomodo para ambas as partes.
Talvez, a vida que Paulo havia tido, deixará margens para tamanha desconfiança, mesmo ele, passando pelo um processo transformador, aquelas pequenas lacunas que foram amenizadas e não resolvidas, rompiam com o passar do tempo, tornando transitório a evidencia de Saulo, e isto incomodava a muitos, mesmo tendo ele passado por uma metamorfose espiritual, o seu passado trazia vestígios não apreciáveis.
Paulo, agora, estava literalmente consciente que as escolhas que ele tinha feito lhe deixaram um legando amargo. As decisões errôneas tomadas anteriormente haviam criado veredas espinhosas para o seu viver.
Observe que, de alguma maneira, o passado de Paulo o perseguia, isto, lhe causava medo. Paulo havia traçado uma trajetória para sua vida, que era boa para seus olhos, mais, difícil para o seu viver. Ele pretendia uma coisa, só não sabia que Deus já tinha feito outra. Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? Provérbios 20:24, e, entre o agir de Deus e o querer do homem , sempre prevalecem o que Deus quer.
Percebam as vírgulas que coagitavam na mente de Paulo;
Inveja – Ele si sobressaía tanto antes, como depois de ter encontrado com Jesus. Mesmo sendo ele um perseguidor do evangelho, foi escolhido para anunciar o evangelho. Saulo um homem que contribuía para destruir a fé cristã, teve uma experiência impar com Deus, isto, demonstra que, mesmo Saulo andando no lado oposto, os olhos de Deus estava sobre ele. E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Atos 26:14.
Saulo caiu em sua própria rede, foi abduzindo pelo o que ele perseguia, foi recrutado pelo o que ele odiava. Quanta murmuração Paulo não ouviu? “Porque ele não eu”, “estou no evangelho há tantos anos, porque Jesus falou com ele e não comigo”, “porque eu não fui escolhido?” isso certamente causa invejas.
Iras – Isto provocava não apenas aqueles que ele agradava antes, como também, os que ele perseguiam. Penso; que calda de foguete Deus colocou Paulo, como não cresciam o numero daqueles que queriam o fim de Paulo!
Porfias – Quanta briga Paulo comprou indevidamente? Quantas rixas intermináveis Paulo não havia deixando durante seu percurso de vida?
Detrações – Quantas pessoas foram injustamente condenadas por causa de Saulo, quantas vezes Saulo foi testemunha falsa contra a igreja perseguida? Quantas famílias não foram destruídas por ordem de Saulo? Quanto inocente Saulo não havia colocando na prisão?
Mexericos – Quantos também não inventaram coisas terríveis sobre Paulo só por causa do passado dele? Por não gostar do jeito dele, por não aceitar Deus ter o escolhido? Quantos crentes não fizerem o que pode para ter a cabeça de Paulo como premio?
Orgulhos – Imagino como não foi abatida a alma de Paulo quando teria que enfrentar o Sinédrio para defender o que ele antes acusava? O que sentirá o coração de Paulo quando se via acorrentado, caluniado, condenado levianamente, o que não passava pela mente dele ao lembrar que ele tinha feito tudo isso com inocentes? A vergonha que insistia lhe seguir sufocava a sua alma, quando se via condenado por pessoas que ele tinha condenado?
Tumultos – a vida de Paulo por si só, já era tumultuada, não apenas pela aglomeração que se instalava ao seu redor, mais pelas suas escolhas e pelas consequências dos seus feitos.
TUDO SÃO PENDÊNCIAS, PARA SEREM RESOLVIDAS.
Tudo deixaram brechas, na vida de Paulo permaneciam lacunas que ele podia ter fechado antes, muitas coisas das quais lhes aconteciam agora, era respaldo da sua caminhada errada. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12.
Nosso viver não é diferente de Paulo, tínhamos um passado, e, na vida de muitos, um legado cheio de manchas, deslizes contornados com pedras. Agora segue o evangelho, e, muitos pensam que as coisas erradas que fizeram se converteram também, enganam-se a si mesmo, os nossos erros, temos por obrigação resolvê-los, as nossas dividas, temos que pagar, as nossas responsabilidades, temos que assumir, caso contrário, estaremos sempre sendo esbofeteados por agentes do inimigo. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Coríntios 12:7.
Deus, certamente perdoa os nossos pecados, e, Ele esquece os erros cometidos, Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:19, entretanto, as pessoas não esquecem, o diabo também não esquecem, e, a menor brecha que dermos, eles irão nos pedir contas, irão trazer a tona.
Precisamos rever nossos conceitos e resolvermos as pendências escondidas, para não nos tornamos alvo fácil de satanás, aquilo que afugentam nossos corações, necessitam ser esclarecidos, mesmo que, a princípio doa. As coisas grandes são fácies de contorná-las, são as minúsculas que se tornam pedras para nos ferir. Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. Cânticos 2:15.
Se você que ter uma vida em comunhão com Deus, distanciados das acusações, procure colocar tudo no devido lugar enquanto é tempo, só se faz concerto quando tudo se ajeita dentro do correto. Se você quer ser restituído por Deus, se, você quer, que Deus manifeste a sua gloria sobre você trazendo benção sem medidas, sane as pendências ocultas, não fique refém de satanás. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13.